Engenharia Ambiental: saiba mais sobre essa carreira
Conheça o curso de Engenharia Ambiental, como está o mercado de trabalho para quem faz esta graduação e onde estudar!
Engenharia Ambiental é uma graduação voltada para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O principal objetivo é desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estuda os problemas do meio ambiente para o projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.
Sobre o curso de Engenharia Ambiental
O curso de graduação em Engenharia Ambiental possui uma grade multidisciplinar, englobando as áreas de Biológicas, Exatas e Ciências Sociais. Aulas de Física, Matemática e Química se mesclam com aulas de Geologia, Hidrologia, Ecologia e Topografia.
Os dois primeiros anos de curso incluem matérias comuns a todos os cursos de Engenharia. Após isso, são ministradas matérias com conteúdos mais específicos do curso de Engenharia Ambiental, como Hidráulica Ambiental, Avaliação dos Impactos Ambientais e Tratamento de Resíduos, entre outros. O curso tem duração média de cinco anos e é oferecido na modalidade de bacharelado.
Grade do curso de Engenharia Ambiental
A grade curricular básica do curso de Engenharia Ambiental possui matérias como:
- Cálculo
- Geometria Analítica
- Física
- Química Geral e Inorgânica
- Mecânica dos Materiais
- Química Ambiental
- Geotecnia Ambiental
- Saúde e Higiene Ambiental
- Planejamento e Gestão Ambiental
- Estatística Aplicada
A profissão de Engenheiro Ambiental
O profissional formado em Engenharia Ambiental pode atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente.
A principal função de Engenheiro Ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente através do planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo.
Além disso, o Engenheiro Ambiental está apto a desenvolver técnicas de preservação ambiental utilizando as tecnologias disponíveis. Avalia ainda o impacto de obras no meio ambiente com o intuito de prevenir a poluição da água, do solo e do ar.
Mercado de trabalho para quem faz Engenharia Ambiental
O mercado de trabalho para o profissional formado em Engenharia Ambiental oscila de acordo com a situação econômica do país.
Atualmente encontra-se em expansão, devido ao aquecimento da economia e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento.
O Engenheiro Ambiental pode atuar em diversas áreas, tanto do setor público, quanto do privado, como: manejo e gestão das águas, saneamento, saúde pública e manejo ambiental, entre outras. As regiões que oferecem as melhores oportunidades para o profissional formado nessa área são a Sudeste e a Sul, devido à grande concentração de indústrias.